domingo, 13 de dezembro de 2009

EMEF Hemogenia Maria da Conceição

De 1974 a 1986, a Escola Singular de Piranema, situada na propriedade do Sr. Antônio Siqueira, funcionava com apenas uma sala de aula, uma cozinha, dois banheiros. As professoras Maria Helena Barbosa e Julieta Pereira Andrade ministravam aulas para alunos de 1ª a 4ª série em sala multiseriada.

No dia 02/02/1981, no lugar da professora Maria Helena, assume o cargo de professora a Sra. Marilda Maria Costa, para ministrar aulas para os alunos de 2ª, 3ª e 4ª série, e responder pela documentação da escola, fazer a merenda e limpeza, pois não havia serventes nessa época. Em maio de 1983, a Sra. Marilda assume o cargo de diretora.

Com o passar do tempo, esta escola foi ampliada com mais uma sala de aula, só que por ser uma construção mal feita, logo começaram os problemas, como rachaduras, vindo a desabar. Por isso os alunos não puderam mais estudar nesta escola.

As aulas recomeçaram novamente em casas cedidas por moradores, mas não ofereciam conforto para os alunos e professores, então uma mãe fez uma denúncia a TV Gazeta, e foi feita uma reportagem mostrando as condições em que se encontravam os alunos para estudar. Logo após essa reportagem, iniciou os movimentos com os moradores do bairro, para que uma escola fosse construída.

A prefeitura alugou o prédio do Sr. Ismael Gonçalves para que a escola funcionasse nessa residência por vários meses. Então, o prefeito Vasco Alves resolveu comprar o terreno onde funciona hoje a escola atual.

A pedido da Associação de Moradores e pais de alunos, que já haviam se manifestado antes, a construção da nova escola deu-se início nesse terreno em 1990.

A escola contava com 4 salas de aula, 1 cozinha, 3 banheiros, sala dos professores e 1 secretaria e atendia 268 alunos. Em 1991, a comunidade resolveu que a escola receberia o nome “Hemogênia Maria da Conceição”, em homenagem a uma moradora do bairro Piranema, que morreu atropelada em Jardim América, indo para a feira vender suas verduras que ela mesma cultivava.
Após vários anos, a comunidade pedia a ampliação da escola, pois a demanda de alunos era muito grande. Foi então, que no ano de 1999, foi construída mais 2 salas de aula. No ano de 2001, a escola passou por uma reforma, ganhando um refeitório e o calçamento do pátio.

A partir de 2005, com a descentralização dos recursos financeiros, na gestão do prefeito Helder Salomão, várias melhorias puderam ser feitas na escola, tais como: construção da secretaria com banheiro para os professores, adequação da sala de coordenação, sala de informática, banheiro e rampas, refeitório, ampliação e reforma da cozinha e depósito de merenda, adequação de banheiro para crianças portadoras de NEE’s.

Hoje a escola atende a uma demanda de 312 alunos desta região e bairros vizinhos. Funciona com 6 salas de aula, 1 secretaria, 1 sala de professores, 1 sala de coordenação, cozinha, 1 depósito de merenda, 1 depósito de materiais diversos, 3 banheiros para alunos, 1 sala de informática, 2 banheiros para funcionários.

8 comentários:

  1. ISSSO E UMA MENTIRA EU ESTUDAVA LAR EU MORRI COM O CÚ CHUPADO ENTENDDEU CARAI

    ResponderExcluir
  2. isso e verdade tem tudo de bom na hemogenia
    falo cu chupado rsrsrsrsrs ftrr dge turi bolk mjkni rud go

    ResponderExcluir
  3. é minha escola e la nada é ruim

    ResponderExcluir
  4. la e tudo de bom,não tenho nada a reclamar!!!!

    ResponderExcluir
  5. OI EU SOU MILENA EU ESTUDAVA AI E ERA LEGAL EU ERA ATE POPULAR ....

    ResponderExcluir
  6. Estudei na Escola Singular de Piranema em 1981. Estude da 1ª a 3ª serie. Foi onde aprendi a ler e escrever.
    A escola era feita com paredes de tijolos de barro, o banheiro era um Barraco de madeira do lado de fora da escola.
    Tenho hoje no meu histórico escolar o nome da Escola Singular de Piranema

    ResponderExcluir
  7. Estudei nessa escola,sdds🤧

    ResponderExcluir